Sistema Solar: suas estrelas, seus planetas e seus satélites



 

O Sistema Solar é composto por diversos planetas, satélites etc., acompanhe a seguir algumas definições e curiosidades de alguns deles.

Sol: uma estrela do sistema solar

O Sol é uma estrela. Assim como as outras estrelas, ele tem luz própria. O Sol é composto dos gases hidrogênio e hélio. Na superfície do Sol, a temperatura chega a 6000 °C. Já em seu interior pode chegar a 15 milhões de graus célsius.


Mercúrio: é o planeta mais próximo do Sol e é um pouco maior do que a Lua. Por não ter camada de ar, sua superfície é parecida com a Lua, com crateras produzidas pelo choque de cometas e asteroides. No tempo necessário para completar uma órbita, Mercúrio dá uma volta em média sobre seu eixo. Devido a esse lento movimento, um dia em mercúrio equivale a 176 dias terrestres. Mercúrio não tem satélites.


Vênus: tem praticamente o tamanho da Terra. Esse planeta pode ser reconhecido no céu próximo do nascente ou do poente do Sol. Por isso é chamado de estrela d’alva. Apesar de ser o segundo planeta mais próximo do Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Isso porque sua camada de ar rica em gás carbônico retém muito calor. Vênus não tem satélites.


Terra: é o terceiro planeta a partir do Sol. É conhecido como planeta azul devido á grande presença de nitrogênio em sua camada de ar. A Terra também poderia ser conhecida como planeta água, pois cerca de três quartos de sua superfície são constituída por água. A Terra tem um satélite: a Lua. A presença de seres com vida faz da Terra um planeta distinto dos demais.


Lua: a Lua é o satélite natural da Terra. Satélite é um corpo celeste que gira em torno de outro corpo maior que ele.

A Lua é o astro mais próximo da Terra e o mais conhecido pelo ser humano.


Marte:  é reconhecido no céu pela cor avermelhada de sua superfície. É em Marte que se encontra o maior vulcão do Sistema Solar, o Monte Olimpo, com 23 quilômetros de altura. Esse vulcão já é extinto. Em julho de 1997 a NASA, Agência Espacial Norte-Americana mandou um pequeno robô chamado Sojowner para explorar a superfície de Marte. Tem dois satélites: Peimos e Fobos.


Cinturão de Asteroides: a maioria dos asteroides está localizado entre as trajetórias de Marte e Júpiter formando um cinturão.


Ceres: situado entre as órbitas de Marte e Júpiter, Ceres quando descoberto foi considerado um planeta. Apenas quando se começou a encontrar outros asteroides na mesma região que se percebeu que Ceres não era um planeta, mas o maior asteroide do grupo. A União Astronômica Internacional em agosto de 2006 reclassificou Ceres dando a ele o status de planeta anão.


Júpiter: é o maior planeta do Sistema Solar: é gigantesco e gasoso, seu diâmetro equivale a 11 planetas Terra alinhados. Um ano em Júpiter representa quase 12 anos terrestres. Júpiter tem anéis, apesar de não ser lembrado por isso, e uma grande mancha, o grande olho vermelho, na verdade é um imenso furacão. Acredita-se que Júpiter tenha 63 satélites.


Saturno: é conhecido como planeta dos anéis. É um planeta gasoso, assim como Júpiter. Seus anéis são constituídos basicamente por rochas e gelo. Galileu Galilei, físico e matemático do século XVII, observou esse planeta com a sua luneta e acreditou que os anéis eram, na verdade, duas Luas que acompanhavam o planeta. Foram observados cerca de 32 satélites em Saturno.


Urano: é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. É também gasoso como Júpiter e Saturno e também tem anéis, porém bem tênues. Foi o primeiro planeta descoberto a partir de investigações por telescópio.  Em 13 de março de 1781, o astrônomo alemão William Herschel notou uma “estrela” maior que as demais: estava descoberto Urano! Acredita-se que Urano tem 21 satélites.


Netuno: é o planeta gêmeo de Urano. São muito parecidos. Além de gasoso e dos tênues anéis, têm quase o mesmo tamanho. Netuno foi o primeiro planeta a ser descoberto por meio de cálculos matemáticos realizados pelo astrônomo francês Urbain Le Verrier, do observatório de Paris. Os astrônomos já descobriram pelo menos 11 satélites em Netuno.


Plutão: hoje, Plutão é conhecido como planeta anão. O diâmetro deste astro é menor do que o da nossa Lua e entre cinco à seis vezes menor que a Terra. Sua temperatura, devido à grande distância do Sol, quase 40 vezes menor que Terra, é de cerca de 218°C. Plutão tem uma temperatura mais de seis vezes menor que a Terra, cerca de -218°C, Plutão gasta em seu movimento de rotação mais de seis dias em seu movimento de rotação e quase 250 anos terrestres (e mais de 90000 anos para realizar seu movimento em torno do Sol).


Caronte: satélite natural de Plutão.


Éris: recém-descoberto este planeta anão é um pouco maior que Plutão e recebe, até o momento, o título de segundo maior planeta anão do nosso Sistema Solar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desvendando os Mistérios das Estações do Ano

Astronomia e Astrologia, qual a diferença?

Constelações: imaginando figuras no céu