Diferença entre cometas, asteroides, meteoroides, meteoros e meteoritos




Muita gente se confunde com a nomenclatura dessas rochas espaciais, devido a isso eu resolvi explicar as principais diferenças entre cada uma delas.

Um asteroide é um corpo rochoso composto de minerais e metais que orbitam no Sistema Solar, e alguns cometas são bolas de poeira, rocha e gelo que também circulam pelo nosso sistema, normalmente os asteroides ficam em órbitas bem definidas e estáveis, concentrados entre as órbitas dos planetas. Com formatos irregulares, a maioria dos asteroides tem cerca de um quilômetro de diâmetro mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros, existem asteroides de tamanhos variados, que vão de 10 metros a 900 km de diâmetro, a NASA, Agência Espacial Americana, acompanha e já classificou cerca de 20 mil objetos próximos à Terra classificados como potencialmente perigosos, nessa conta entram todos os bólidos espaciais com tamanho suficiente para resistir à entrada na atmosfera terrestre e de órbita relativamente próxima o nosso planeta.

Os cometas também orbitam o nosso Sol, mas têm órbitas muito maiores do que as dos asteroides sendo geralmente mais elípticas, conforme os cometas se aproximam do nosso Sol a energia solar começa a evaporar o seu material volátil que são o gelo, a poeira, os gases e entre outros, criando a sua cauda característica, alguns cometas têm órbitas periódicas como o cometa Halley, mas outros são vistos apenas uma única vez.

Os meteoroides são pequenas pedras ou pedaços de metal que viajam pelo espaço, os astrônomos os definem como corpos celestes que orbitam o Sol com menos de 10 metros de diâmetro, alguns ainda o chamam de “pequenos asteroides”, agora os meteoros são apenas flashes de luz que ocorrem quando um meteoroide queima e se desintegra na atmosfera da Terra criando o que popularmente conhecemos como estrela cadente.

Os meteoritos são pedras que diferentemente dos meteoros sobrevivem à entrada em nossa atmosfera e chegam a tocar o solo.

Assim partindo dessas definições, podemos concluir que todos são em sua essência a mesma coisa, apenas diferem em seu comportamento e às vezes um pouco em sua composição, no entanto, todos são rochas espaciais que estão vagando pelo sistema solar desde sua criação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desvendando os Mistérios das Estações do Ano

Astronomia e Astrologia, qual a diferença?

Constelações: imaginando figuras no céu